0

Teoria da Cor para o Designer, Parte 3: Criando o suas próprias paletas de cores

sábado, janeiro 22, 2011 | Author: #Design |

Nas duas partes anteriores desta série sobre a teoria da cor, falamos principalmente sobre os significados por trás de cores e terminologia de cor. Enquanto esta informação é importante, eu tenho certeza que muita gente se perguntando quando íamos entrar no âmago da questão da verdade, criando alguns esquemas de cores.

Bem, é aí que vem Parte 3 polegadas Aqui estaremos falando sobre os métodos para criar os seus próprios esquemas de cores, a partir do zero. Falaremos sobre os padrões de cor tradicional esquema (monocromático, análogos, complementares, etc), bem como a forma de criar esquemas personalizados que não se baseiam estritamente em qualquer um padrão. Até ao final deste artigo, você terá as ferramentas e habilidades para começar a criar paletas de cores bonitas para seus próprios projetos. A melhor maneira de melhorar as suas competências é a prática, então porque não definir-se um objetivo de criar um novo esquema de cores a cada dia.

Uma visão rápida
Vamos começar com uma rápida revisão do que foi coberto em partes 1 e 2. Na parte 1, nós falamos sobre como todas as cores têm um significado inerente, que pode variar dependendo do país ou cultura. Esses significados têm um impacto directo sobre a forma como os visitantes vêem seu site, mesmo que apenas inconscientemente. As cores que você escolher pode trabalhar a favor ou contra a identidade da marca que você está tentando criar.


Na parte 2, que abrangeu terminologia de cor: matiz (o que é algo de cor, como azul ou vermelho); chroma (a pureza da cor é, a falta de branco, preto ou cinza adicionado a ele), saturação (a força ou a fraqueza da uma cor), valor (como a luz ou uma cor escura é); tom (criado pela adição de cinza para um tom puro), sombra (criado pela adição de preto para um tom puro) e matiz (criado pela adição de branco a uma cor) . Estes são conceitos importantes para saber como nós nos movemos para a frente e criar nossos próprios esquemas de cores.

Tipos de esquema tradicional de cor
Há uma série de padrões de cores predefinidas esquema que tornam a criação de novos regimes mais fácil, especialmente para iniciantes. Abaixo estão os esquemas tradicionais, com alguns exemplos para cada um.


A base, falou cor rodas de doze é um instrumento importante na criação de esquemas de cores.

Monocromático

esquemas de cores monocromáticas são feitos de diferentes timbres, tons e matizes dentro de uma tonalidade específica. Estes são os esquemas de cores para criar mais simples, como são todas tiradas da mesma cor, tornando mais difícil criar um regime de ranger ou feio (embora ambos ainda são possíveis).

Exemplos:

Aqui estão três exemplos de esquemas de cores monocromáticas. Para a maior parte com esses regimes, a primeira cor (se olharmos para isto da esquerda para a direita) provavelmente seria utilizado para as manchetes. A segunda cor seria usado no corpo do texto ou, eventualmente, ao fundo. A terceira cor seria provavelmente usada para o fundo (ou o corpo do texto se a cor # 2 foi usado como pano de fundo).E as duas últimas cores seriam usados como acentos gráficos ou no interior.


Análogo

esquemas de cores análogas são mais fáceis de criar a próxima. sistemas análogos são criados usando três cores que são próximas umas das outras na roda de cores de 12 raios. Geralmente, os esquemas de cores análogas todos têm o mesmo nível de croma, mas usando sons, tons e matizes, podemos adicionar o interesse a esses regimes e adaptá-los às nossas necessidades para a concepção de websites.

Exemplos:

Este é um esquema de cores análoga tradicional, e enquanto ela é visualmente atraente, não há contraste suficiente entre as cores de um projeto do Web site eficaz.

Aqui está um esquema de cores com os tons mesmo que o anterior, mas com o chroma ajustado para dar mais variedade. Agora é muito mais adequado para uso em um site.

Outro exemplo de um regime análogo tradicional.

E o tema acima modificados para uso em um design do site.

Complementares

Regimes complementares são criados pela combinação de cores a partir de lados opostos da roda de cores. Na sua forma mais básica, esses esquemas consistem em apenas duas cores, mas pode ser facilmente expandida através das tonalidades, matizes e tonalidades. Uma palavra de advertência, porém: o uso de cores que são opostos exatos com o mesmo chroma e / ou valor ao lado uns dos outros pode ser muito chocante visualmente (eles parecem realmente vibrar ao longo da fronteira nos usos mais grave). Este é melhor evitar (ou deixando espaço em branco entre eles ou por adição de outra cor, de transição entre eles).

Exemplos:

Uma ampla gama de matizes, tons e tons faz deste um esquema de cores muito versátil.

Outro esquema de cores complementares, com uma vasta gama de cromados.

Não se esqueça que bege e marrom são realmente os matizes e tons de laranja.

Split Complementar

Regimes complementares de divisão são quase tão fácil como o regime complementar. Neste esquema, em vez de usar as cores que são opostos, use cores de cada lado do matiz oposto a seu tom de base.

Exemplos:

Um regime onde o amarelo-verde é a cor base. É importante ter bastante diferença em croma e valor entre as cores que você escolher para este tipo de regime.

Outra paleta com uma vasta gama de cromados.

Triádica

regimes Triádica são feitos de matizes igualmente espaçados em torno da roda de cores de 12 raios. Este é um dos esquemas de cores mais variada.

Exemplos:

Usando um pálido ou escuro versão muito de uma cor na tríade, juntamente com dois tons / tons / tons das outras duas cores faz a única cor quase funciona como um ponto morto dentro do esquema.

Como alternativa, utilizando uma cor muito brilhante combinado com tons suaves torna a única tonalidade brilhante destacam mais.


Complementar


Esquemas de cores Tetradic são provavelmente os sistemas mais difíceis de retirar de forma eficaz.

Exemplos:

Um esquema de cores tetrádico inexpressivo antes. A melhor maneira de usar um esquema como este é usar uma cor como a cor principal em um projeto e os outros apenas como acentos.

Esquemas de cores Tetradic pode funcionar bem para a criação de esquemas de cores com cromados e valores similares. Basta adicionar um neutro (como o cinza escuro ou preto) para o texto e os acentos.

Ele funciona tão bem para os esquemas de cores mais escuras.

Custom

esquemas de cores personalizadas são mais difíceis de criar. Em vez de seguir os esquemas de cores predefinidos discutido acima, um esquema personalizado não se baseia em nenhuma regra formal. Tenha em mente coisas como croma, valor e saturação ao criar esses tipos de esquemas de cores.

Exemplos:


As cores aqui todos têm chroma semelhantes e níveis de saturação.

Novamente, utilizando cores com chroma semelhantes e saturação é eficaz e cria um sentimento de coesão através de um esquema de cores.

Usando uma cor com um chroma alta entre outras cores cromadas com menor é outro método eficaz (a cor do chroma superior pode atuar como um acento).

Criando um esquema de cores
Criar o seu próprio esquema de cores pode ser um pouco intimidante. Mas não é tão complicada como muitas pessoas pensam. E há bastante alguns truques que você pode utilizar para criar paletas de cores grande, desde o início.

Já falamos sobre os diferentes tipos de esquemas de cores acima. Agora, vamos tentar criar alguns dos nossos próprios. Existem muitas ferramentas online que vão ajudar você a criar um esquema de cores, mas vamos esquecer os de agora e é só usar o Photoshop.

Vamos tentar romper com os tipos de esquema de cores já mencionadas, e criar alguns esquemas personalizados. Embora seja importante conhecer os caminhos que as cores diferentes interagem e como os esquemas tradicionais são criados, para a maioria dos projetos de design é provável que você criar esquemas personalizados que não seguem rigorosamente a quaisquer padrões pré-definidos.

Assim, para efeitos do nosso projeto, vamos criar três esquemas de cor para cada dois sites diferentes. Nossos clientes são hipotéticos um blog de moderna arquitetura e varejista de mulheres high-end de roupas que se especializa em vestuário vitoriana influenciado.

Vamos começar com um esquema de base monocromática, só para ter uma idéia de cada um. Enquanto eu mencionei que os padrões de esquema tradicional de cores não são usados tão frequentemente em design, cores monochomatic são a exceção a essa regra. Você provavelmente vai encontrar-se com esquemas monocromáticos em uma base bastante regular.

Para a nossa loja de roupas, aqui vai um esquema tradicional monocromática, com o branco adicionado como um neutro.

Para o nosso blog de design, nós fomos com um esquema de cores composta por tons e matizes de cinza.

Isso é quase um esquema de cores análogas, mas nós temos deixado de fora uma cor. É composta por tons de roxo e vermelho-arroxeadas. Essas duas cores se ao lado do outro na roda de cores, e trabalham bem juntos, principalmente quando eles são usados em diferentes valores e níveis de saturação.

Adicionando um par de tons vermelho para o esquema de cores cinza acrescenta um lote de interesse visual eo potencial para criar ênfase extra em certas partes dentro de seus projetos.

Aqui, nos livramos dos tons roxo e transferidas para uma Borgonha. Novamente, isto está ao lado do vermelho-púrpura na roda de cores. Nós também adicionamos em um tom muito amarelo-pálido, que fica roxo oposta na roda de cores. Isto serve como nosso ponto morto, e se parece mais com uma cor branco, quando comparado ao nosso outros matizes.

Embora este esquema de cores, à primeira vista se parece com outra paleta padrão cinza e vermelho, se você olhar mais de perto você verá que os cinzas são na verdade os tons de azul. O azul eo vermelho representam dois terços de um esquema de cores tetrádico, mas funcionam muito bem juntos, sem amarelo, especialmente quando o vermelho é mantida pura, mas o azul é atenuado, a ponto de quase ser cinza.

Sombras, Tons e matizes são importantes

Como você pode ver a partir de esquemas de cores acima, com matizes, tons e matizes em seus esquemas de cores é fundamental. tons puros todos têm os mesmos valores e níveis de saturação. Isto leva a um esquema de cores que seja esmagadora e chato ao mesmo tempo.

Quando você misturar timbres, tons e matizes, expandir o círculo de cores base de 12 falou em uma infinidade de cores para uso em seus projetos. Uma das maneiras mais simples de criar um esquema de cores com aparência profissional é levar alguns tons, matizes e tons de uma determinada cor (evitando o tom puro), e depois adicionar em outro tom puro (ou quase puro) que é pelo menos três espaços de distância na roda de cores (parte de um esquema de cores tetrádico, triatic, ou dividir-complementares) como uma cor de destaque. Isso acrescenta interesse visual ao seu esquema de cores, mantendo um senso de equilíbrio.

A adição de alguns Neutros

Neutros são outra parte importante da criação de um esquema de cores. Cinza, preto, branco, bege, marrom e branco são geralmente considerados cores neutras. Marrom, e brancos tendem a fazer sentir os esquemas de cores quentes (como eles realmente são todos os tons apenas, sombras e tons de laranja e amarelo). Cinza vai assumir uma impressão quente ou frio dependendo das cores adjacentes. Preto e branco também pode olhar morno ou frio, dependendo das cores adjacentes.

reto e branco são os tons neutros mais fácil adicionar em praticamente qualquer esquema de cores. Para adicionar um pouco mais interesse visual, no entanto, considerar a utilização de uma máscara muito claro ou muito escuro de cinza no lugar do branco ou preto.

Adicionando pardos, tans, e tons brancos são um pouco mais complicado, mas com alguma prática você vai encontrar adicionando-se mais fácil. Para pardos, considere usar um chocolate muito escuro, marrom no lugar do preto. Uma pálida esbranquiçada pode ser usado no lugar do branco ou cinza claro, em muitos casos. E bronzeado pode ser usado no lugar do cinza, bem como (criar um tom de cinza, acrescentando alguns para tornar ainda mais fácil).

Usando fotos de Esquemas de Cores

Uma das minhas formas favoritas para criar um esquema de cores é a utilização de uma fotografia. Existem ferramentas online automatizado que pode fazer isso automaticamente para você ( Adobe Kuler é uma delas, e meu favorito pessoal), ou você pode fazer isso no Photoshop mesmo.

Usando o Adobe Kuler, você pode procurar ou pesquisar fotos no Flickr, ou você pode enviar sua própria imagem. Se você está perdido para as cores que deseja usar em um design de site, tente procurar por palavras relacionadas no Flickr. Às vezes isso pode resultar em encontrar esquemas de cores que você pode não ter pensado em seu próprio país.

Vamos tentar fazer isso de método, em ambos os sentidos (usando Kuler e Photoshop). Encontre uma foto que você gosta no Flickr, um que você acha que evoca o sentimento de o projeto que você deseja criar. Eu escolhi esta:



Aqui está o esquema de cores original que Kuler nos dá quando usando essa imagem:


Um dos recursos mais legais do Kuler tem para criar esquemas de cores a partir de imagens é o seu "Selecione um humor" opção. Incluem-se aqui coloridas, brilhantes, leves, profundos e escuros. Estes são os regimes que temos quando utilizar cada um desses modos com a mesma foto:


Colorido


Brilhante


Profundidade


Escuro

Agora, vamos criar um esquema de cores no Photoshop usando a mesma imagem.Isto é um pouco menos científica do que a maneira Kuler faz. Eu normalmente apenas escolher uma cor com a ferramenta conta-gotas, e depois ficar clicando em diferentes pontos da imagem até encontrar outras cores que vão com ele. Aqui estão os resultados (isso demorou menos de cinco minutos para fazer no Photoshop, então não é tão demorada quanto parece):


Criar esquemas de cores das imagens no Photoshop é mais fácil com as imagens que são relativamente monocromática, para começar. Com mais imagens coloridas, fica mais complicado.

Vamos tentar outra, algo mais colorido neste momento. Aqui está a imagem original, vamos trabalhar com:


E aqui estão os cinco esquemas de cores Kuler que nos dá a partir desta imagem:


Colorido


Brilhante


Mudo


Profundidade


Escuro

E aqui está o que eu vim com no Photoshop usando a mesma imagem:


Como você pode ver, a versão do Photoshop eu vim acima com é completamente diferente do que veio com o Kuler, mas todos os esquemas acima são visualmente atraentes. A versão do Photoshop aqui demorou um pouco mais que o anterior, em parte porque a diversidade de cores presentes na imagem.

Mais fácil os esquemas de cores

Já falamos sobre isso um pouco antes, mas acrescentando uma cor brilhante do acento em uma paleta de outra forma neutra é um dos sistemas mais fáceis de cor para criar. É também um dos mais marcantes visualmente. Se você está inseguro de suas habilidades no que diz respeito à criação de esquemas personalizados, tente começar com estes tipos de paletas.

Aqui estão alguns exemplos para dar uma idéia do que estou falando:

Você pode ver aqui como utilizar castanhos em vez de cinzas faz todo o esquema olhar mais quentes, mesmo com o sotaque cor azul.

Você pode usar tons de alguma cor, em vez de cinza ou marrom neste tipo de regime, apenas mantê-la muito perto do final cinzenta do espectro para os resultados mais à prova de idiota. Como regra geral, os tons de cinzento e cinzas puros são os melhores para designs mais modernos. Para os modelos tradicionais, cinzas e marrons quentes, muitas vezes funcionam melhor.

Quantas cores?
Você notará que ao longo deste post usamos esquemas de cores, com cinco cores diferentes. Cinco é um número bom que dá muitas opções para ilustrar os conceitos aqui, e é um número viável em um projeto. Mas sinta-se livre para ter cores mais ou menos em seus próprios esquemas.

Um monte de sites só poderá usar três cores em seus projetos. Outros usam apenas dois. E alguns podem usar oito ou dez (que é muito mais complicado do que utilizar menos cores). Experimente e use tantas ou tão poucas cores que você precisa para seu projeto. Mas você pode querer começar com uma paleta de cinco cores, e depois adicionar ou subtrair como você vê o ajuste e à medida que avança o processo de design.
A maneira mais fácil de adicionar uma cor é começar com um dos pré-definidos, os esquemas de cores tradicionais e, em seguida, trabalhar fora de lá. Isso, pelo menos, dá-lhe um pouco de sentido, na medida do que outras cores a serem consideradas.


Conclusão
A melhor maneira de aprender a criar esquemas de cor bonita é a prática. Criar um esquema em uma base diária. Você pode usar ferramentas automatizadas para fazê-lo em primeiro lugar (como a ferramenta Kuler para criar esquemas de imagens), ou simplesmente abrir o Photoshop e começar. Se você vê uma cor particularmente bonito ou marcante em sua vida diária, tente criar um esquema em torno dele. E aproveite todos os sites lá fora, que lhe permitem enviar seus esquemas de cor e organizá-las para posterior referência. Isso faz com que todos os esquemas de cores mais prático e fácil de usar no futuro.


0 comentários: